Soluções de Manutenção de Sistemas

Porque?

COSCIP DECRETO Nº 42, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2018 - Art. 40 - O proprietário ou responsável legal pela edificação ou área de risco deverá:

V - MANTER as medidas de segurança contra incêndio e pânico em conformidade com a legislação vigente;

As definições de manutenção dos sistemas devem atender as NT CBMERJ, NR23 e a Normas técnicas (ABNT NBR) vigentes.

A falha de um dispositivo de segurança contra incêndio em uma situação real, com constatação de negligência ou imprudência do responsável pela edificação, o mesmo poderá responder CIVIL e CRIMINALMENTE pelo fato.

Como?

Nós construímos um plano de manutenção adequado as suas instalações dos sistemas de segurança contra incêndio e pânico

Este plano é o roteiro de inspeção e verificações a que deve ser submetido o sistema, para garantir a preservação adequada de todos os componentes da instalação, constando também as providências a serem tomadas para execução da manutenção preventiva naqueles componentes que estão sujeitos à apresentar problemas de funcionamento.

O tempo necessário para à execução de um plano depende da característica dos componentes utilizados na execução das instalações, das atividades necessárias de cada componente, para que se garanta a sua preservação, não devendo ultrapassar o prazo máximo de um ano.

Quem?

Somente empresas legalmente habilitadas com registro com CREA-RJ no CBMERJ como a IRM OS ROMI ENGENHARIA.

ITENS DO PLANO DE MANUTENÇÃO REDE CANALIZAÇÃO PREVENTIVA

CASA DE MÁQUINA DE INCÊNDIO:

  • O funcionamento de todos os instrumentos e medidores instalados tenham sido verificados;
  • Todas as interligações elétricas tenham sido inspecionadas e limpas, removendo oxidações;
  • As gaxetas dos motores/bombas tenham sido verificadas, reguladas ou substituídas, recebendo lubrificação adequada e demais cuidados, conforme instruções dos fabricantes;
  • Os quadros de comando e de alarme tenham sido totalmente inspecionados, atestando seu pleno funcionamento.
Soluções de Manutenção de Sistemas

CONJUNTO NA CAIXA DE HIDRANTES:

  • Todas as mangueiras/mangotinhos de incêndio tenham sido inspecionadas, mantidas e acondicionadas conforme a NBR 12779;
  • Todos os esguichos tenham sido usados e sua capacidade de manobra verificada;
  • A integridade física dos abrigos tenha sido garantida;
  • A sinalização utilizada nos pontos de hidrantes e/ou mangotinho esteja conforme o especificado;
  • A NBR 12779:2009 – Mangueira de incêndio – Inspeção, manutenção e cuidados – fixa os requisitos mínimos exigíveis para manter a mangueira de incêndio aprovada para uso, estabelecendo que toda mangueira deve ser inspecionada a cada 6 meses e deve ser submetida a ensaio hidrostático a cada 12 meses. A manutenção na NBR 12779:2009 abrange além do ensaio hidrostático, os reparos, a reempatação, limpeza e secagem.
Lorem Ipsum

CANALIZAÇÃO DA REDE:

  • Todo linha de tubulação livre de vazamentos ou corrosões
  • Todas as tubulações estejam pintadas sem qualquer dano, inclusive com relação aos suportes empregados;
  • Os dispositivos de controle da pressão usados no interior das tubulações tenham sido verificados quanto à sua eficácia e ao seu funcionamento;
  • Todas as válvulas angulares e de abertura rápida tenham sido abertas totalmente, de forma normal e manual, e, ao serem fechadas, tenha sido verificada a vedação completa, garantindo o bom estado do corpo da válvula com relação à corrosão;
  • Todas as válvulas de controle seccional tenham sido manobradas com normalidade, com relação a vazamentos no corpo, castelo ou juntas;

CHUVEIROS AUTOMATICOS SPRINKLERS:

  • Bico de sprinklers obstruídos por armazenagem, redes de dutos ou construções;
  • Sinais de vazamentos nas conexões do bicos ou tubulações adjacentes;
  • Aspecto da pintura em relação ao original, sinais de corrosão sinais de torção, ruptura ou qualquer outros esforços mecânicos;
  • Drenagem semestral da linha para remover crostas, sedimentos e quaisquer outras obstruções que possam ter sido acumulados na tubulação de sprinklers;
  • Substituição de bicos de sprinklers irregulares ;
  • A cada 5 anos realização de uma inspeção interna completa da tubulação.

ITENS DO PLANO DE MANUTENÇÃO

Inspeção trata-se de um exame periódico, nela será verificado se o extintor ainda apresente as condições adequadas para o funcionamento e o nível de manutenção que será executado, se necessário.

APARELHOS EXTINTORES (NBR 12962:2016):

Inspeção trata-se de um exame periódico, nela será verificado se o extintor ainda apresente as condições adequadas para o funcionamento e o nível de manutenção que será executado, se necessário.

Soluções de Manutenção de Sistemas

PRIMEIRO NÍVEL

  • O primeiro nível de manutenção constitui serviços de correção que abrangem componentes que não são sujeitos à pressão permanente, esse tipo de manutenção deve ser realizada no local de instalação do extintor, sem sua remoção. A frequência e mensal nela são listados os seguintes serviços:
  • Limpeza dos componentes aparentes;
  • Reaperto de componentes roscados que não estejam submetidos à pressão;
  • Colocação do quadro de instruções, quando necessário;
  • Substituição ou colocação de componentes que não sejam submetidos à pressão.

SEGUNDO NÌVEL

A manutenção de segundo nível tem caráter preventivo e corretivo, sendo realizada por uma empresa devidamente registrada que realiza a desmontagem do extintor para efetuar limpeza, inspeção e ensaio das peças, como também recarga e pressurização. A frequência a cada 12 meses.

TERCEIRO NÍVEL

A manutenção de terceiro nível faz as mesmas averiguações das condições de operação realizados na manutenção de segundo nível, no entanto soma-se a realização do Teste Hidrostático. Também possui caráter preventivo e corretivo, nela os extintores devem ser submetidos a manutenção em um intervalo máximo de cinco anos, contados a partir de sua data de fabricação ou da realização do último ensaio hidrostático.

PORTA CORTA FOGO (NBR 11742:2003):

  • verificações do funcionamento automático e funcionamento de todos os acessórios
  • Efetuar limpeza dos alojadores de trincos, no piso e batentes, com remoção de resíduos e objetos estranhos que dificultem o funcionamento das partes móveis (dobradiças, fechaduras e trincos).
  • Realizar lubrificação de todas as partes móveis e verificar as características das portas, quanto à pintura ou revestimento e desgaste das partes, caso apareça alguma irregularidade, deve-se providenciar, a regulagem ou substituição dos elementos que não estiverem em condições de uso.

RESPONSABILIDADE TÉCNICA PELA MANUTENÇÃO

Contrate a IRMÃOS ROMI ENGENHARIA para manutenção do suas instalações contra incêndio.

A IRMÃOS ROMI ENGENHARIA assume toda a responsabilidade técnica através da emissão de uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) por todas as instalações de segurança contra incêndio e pânico, pelo período do contrato garantindo a excelência na gestão da manutenção.

"Buscamos sempre soluções melhores e inovadoras, visando reduzir custos sem abrir mão da excelência operacional, protegendo as pessoas e o patrimônio".

Contate-nos

WhatsApp Irmãos Romi Engenharia
Irmãos Romi Engenharia www.irmaosromiengenharia.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×